A prótese parcial removível, popularmente conhecida como ponte móvel, é fixada na boca do paciente através de uma espécie de grampo de metal. Ela pode ser removida para uma melhor higienização.
"Elas são indicadas quando há múltiplos espaços desprovidos de dentes naturais na mesma arcada dentária, quando o espaço sem dentes está intercalado com dentes naturais, quando há dente remanescente anterior a este espaço, mas posterior não ou quando o espaço protético é muito extenso, contraindicando a prótese parcial fixa"
A principal vantagem deste método é a "manutenção e preservação da integridade dos dentes remanescentes, já que necessitamos de um preparo mínimo sobre a superfície destes dentes que estarão vizinhos e servirão de suporte ao dente protético",
As próteses parciais removíveis também são uma ferramenta nos casos em que houve perda de um ou mais dentes e a melhor indicação seria a colocação de implantes osseointegrados, mas o paciente não tem condições, seja por causa da sua saúde ou até pela questão financeira, de fazer o procedimento no momento.
Isso porque elas reabilitariam a fonética, a função mastigatória e estética da pessoa, sem comprometer a anatomia dos dentes remanescentes, dando a possibilidade da pessoa se preparar para uma colocação de implantes no futuro.
Como desvantagem dessas próteses, podemos citar o fato de que elas precisam ser removidas para higienização após todas as refeições.